sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Série D I V E R S O S

       A SUPREMACIA DA RAZÃO: Objetivo do Ser Humano no Século 21
       Nunca me canso de afirmar: "A Razão deve predominar no Ser Humano, distinguindo-o dos Animais Irracionais. Ela deve controlar também os sentimentos".
       Em certa ocasião, quando falei a meu filho sôbre a importância de agir pela RAZÃO, ele contestou, citando os supostos malefícios do POSITIVISMO DO SÉCULO 19. Esta idéia é equivocada. Embora o Positivismo se destaque pela tendência ao Ateísmo, ele teve sua função importante na Sociedade, por levar o Ser Humano a valorizar o uso da Razão, contra as atitudes sentimentais e superticiosas (sic).  A questão do ateísmo atinge aqueles quê ainda não chegaram a reconhecer a ezistência de um ser supremo, Creador (sic)  do Universo. No entanto, o Espiritismo esplica claramente quê cada um terá o dia de se voltar á Espiritualidade, e quê enquanto o ser humano não tiver convicção dela, tem pleno direito de SER ATEU. Ser ateu não é defeito, contanto que represente a conciência limpa da pessoa. Ezistem muitos ateus mais dignos e caridosos quê Padres, Bispos e Pastores Protestantes. .Quanto à Religião, enquanto a pessoa não tiver certeza de que esta ou aquela Religião é a que a torna feliz, não deve adotá-la, nem mudá-la. nas mesmas condições.
        O RACIONALISMO leva sempre em consideração as seguintes perguntas:
  a) É a verdade?
  b) É conveniente?
       Se é a verdade, em princípio, devo seguir. Se é conveniente, devo fazer ou dizer.  Este é o princípio norteador do Racionalista. Desde criança, aos 12 anos de idade, minha resolução foi estabelecida como meta para a vida: "ESTUDAR para descobrir a VERDADE, e a partir da VERDADE, praticar o BEM." Gostaria de que todos os amigos e internautas assimilassem bem este princípio, o qual deve estar presente nas mais diversas situações da vida e nos mais diversos assuntos
        Em parte, é pela falta de Racionalismo que a Humanidade é tão imperfeita, age de maneira tão incoerente e inconveniente:
-- no relacionamento familiar e social
-- na vida profissional
-- na vida afetivo-secsual. Sim, também na vida sentimental, a Razão deve predominar. Os sentimentos devem estar sujeitos á RAZÃO.  Algumas pessoas podem contestar, mas ESTA É A VERDADE. Diante de qualquer conflito afetivo-secsual, perguntemos a nós mesmos:
   Esta atitude é RACIONAL?
   Se ela é RACIONAL, é conforme a CIÊNCIA E A CONVENIÊNCIA. Se sabemos quê algo é cientifico, basta estudarmos pelas fontes apropriadas .É óbvio que eu não devo procurar a solução de dificuldades secsuais na Biblia, ou num livro de Física, por ezemplo. . Terei quê fazer isto num livro sobre a secsualidade, com visão cientifica, imparcial, desapegada de atrasos e de convencionalismos.  O Cristianismo fez MUITO MAL À HUMANIDADE ao tratar da secsualidade como um TABU, sempre a escondendo e fazendo proibições .Os Espíritos Superiores não se apegam à maneira mesquinha de julgar os atos secsuais dos seres humanos .A Humanidade ainda está muito atrasada em matéria de secso. Se por um lado, mantém ainda muitos preconceitos, por outro, cultiva a prostituição.
       SEJAMOS, pois, adeptos do RACIONALISMO. Tal atitude abre nossa mente á procura da verdade e do BEM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário